8 de setembro de 2018

App de monitoramento faz de jovens indígenas cientistas cidadãos

Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente/ SAPOPEMA

 

Na Aldeia Solimões em poucos meses os estudantes se habituaram com a plataforma que integra dados sobre o processo migratório de peixes que navegam milhares de quilômetros e passam pelos lagos da comunidade indígena localizada na margem esquerda do Rio Tapajós na reserva extrativista Tapajós/Arapiuns



3 de junho de 2019

Professores ensinam disciplinas curriculares levando cultura da Amazônia para a sala de aula

Por Júlia de Freitas e Vanessa Eyng

 

Professores e professoras do município de Tefé, no Amazonas, deram início à realização de atividades do projeto pedagógico Bacia Amazônica: Conectividade, Migrações e Ciência Cidadã em sala de aula. O objetivo do programa é desenvolver a cidadania e a educação ambiental através de temas conhecidos pelos alunos, moradores da região do Médio Solimões, na Amazônia Central.



31 de maio de 2019

Projeto Ciência Cidadã reúne pescadores na Kanindé em Porto Velho

Por G1 RO — Porto Velho

 

Começa a partir desta sexta-feira (31) o projeto Ciência Cidadã, realizado pela Ação Ecológica Guaporé.

Evento irá reunir cerca de 30 pescadores do Brasil, Bolívia e Peru, com o objetivo de valorizar suas experiências de monitoramento pesqueiro e gerar reflexões sobre a importância do projeto. Reuniões acontecem de 31 de maio até 02 de junho, no Centro de Formação Kanindé em Porto Velho.



22 de maio de 2019

Com aplicativo do telefone celular Asháninkas fortalece o monitoramento da pesca

Por Andina - Agência Peruana de Notícias

 

Indígenas de Pasco registram peixes migratórios utilizando aplicativo Ictio. O monitoramento da pesca na sub-bacia do Rio Pichis, localizada na província de Oxapampa, região de Pasco, agora é realizado com a valiosa contribuição da tecnologia, graças à iniciativa "Ciência Cidadã para a Amazônia".



19 abril 2019

Estudantes da várzea e comunidade indígena trocam experiência em Intercambio na Floresta

Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente/ SAPOPEMA

 

Mais de oito horas de viagem separaram a aldeia Solimões e a comunidade Aracampina em Santarém. Apesar da longa distância, estudantes integrantes do projeto Ciência Cidadã para a Amazônia se encontraram para partilhar experiências sobre as atividades de pesquisa e tecnologia.



4 de abril

Jovens de diferentes etnias participam do encontro Ciência Cidadã em Tefé no AM

Por: Samela Bonfim

 

A Amazônia possui a maior diversidade de pescado do mundo. Com esse potencial todo, muitos predadores humanos são atraídos à pesca predatória que oferece risco ao equilíbrio do meio ambiente e extinção à algumas espécies.

Para debater essa e outras questões ligadas a pesca, jovens estudantes e pescadores de diferentes comunidades e aldeias indígenas participaram do encontro de avaliação do uso do aplicativo Ictio no Centro de Treinamento Irmão Falco, município de Tefé, região Centro do Estado do Amazonas, por dois dias.

 



21 março de 2019

Ribeirinhos identificam microrganismos presentes na água dos lagos da comunidade em microscópio

Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente/ SAPOPEMA

 

Durante uma oficina integrante do Programa Cisterna que prevê a capacitação das famílias selecionadas pelo projeto em gestão da água e saúde ambiental, os moradores de Costa do Aritapera viram os microrganismos. Nesta etapa eles puderam usar um microscópio de papel do projeto Ciência Cidadã para analisar a qualidade do liquido coletado para as atividades diárias



11 de Março de 2019

Instituto Mamirauá oferece minicursos voltados à biologia, ecologia, análise de dados e estudos sociais

 

A programação do Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (Simcon) ganhou reforço com o anúncio de seis minicursos que serão ofertados durante o evento, entre os dias 02 e 05 de julho de 2019. Os cursos são gratuitos e tem temáticas que envolvem biologia, ecologia, análise de dados, ciência cidadã e estudos demográficos.



12 de fevereiro de 2019

Novas tecnologias monitoram as águas na Amazônia

 

Onde e quando os peixes migram e quais os fatores ambientais que influenciam essa migração? Essa questão motiva o projeto Ciência Cidadã para a Amazônia a desenvolver tecnologias acessíveis para coleta e compartilhamento de informações em vários locais. A água, elemento central que liga a Bacia Amazônica, não poderia ficar de fora. Quatro estações do equipamento desenvolvido por uma empresa norte-americana, ao projeto Ciência Cidadã para a Amazônia, foram instaladas nas RDSs do Mamirauá e Amanã. 



31 de janeiro de 2019

XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia é realizado no Pará

Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente/ SAPOPEMA

 

De 27 a 31 de janeiro, Belém sediou importantes discussões sobre estudos de peixes. O evento que reúne principais pesquisadores do tema é uma idealização da Sociedade Brasileira de Ictiologia

Durante cinco dias foram realizadas centenas de apresentações, debates e comunicações científicas sobre peixes em geral. 



16 de janeiro de 2018

Qualidade da água será monitorada por microscópio de papel por jovens ribeirinhos

Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente/ SAPOPEMA

 

Entusiasmados, os jovens integrantes do Programa Ciência Cidadã na região oeste do Pará conheceram esta semana um novo instrumento de pesquisa: o microscópio de papel ultraacessível.

Portátil, durável e com qualidade ótica semelhante aos microscópios convencionais, o Foldscope possibilita aos estudantes o acesso à ciência, e incentiva a exploração científica, nesse caso à populações tradicionais da Amazônia.



1 de Janeiro de 2018

Peixe no Manu: Conhecimento de Matsigenka

Estação Biológica Cocha Cashu 

 

As comunidades matisgenkas de Tsirerishi e Tayakome, localizadas na Zona de Uso Especial do Parque Nacional de Manu, são uma vila de pescadores, com um amplo conhecimento ecológico tradicional sobre peixes e vasta experiência em pesca, na qual começam muito jovens.  Junto com eles, o Zoológico de San Diego Global-Peru e a Wildlife Conservation Society desenvolvem desde o ano passado o projeto "Ciência Cidadã para a Amazônia".



26 de dezembro de 2018

O Laboratório de Ictiologia e Pesca da UNIR recebe os Pescadores do Madeira 

Grupo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Sul-Ocidental

 

Com o objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos realizados pelo laboratório na região e agradecer pela parceria de mais de 20 anos com os pescadores e Colônia de Pesca. 



25 de outubro de 2018

Aplicativo  "Ictio"  permite registrar e compartilhar informações sobre peixes migratórios na Amazônia

 

Foram mais de 30 treinamentos e reuniões para conhecer e aprender a usar o Ictio, nas regiões do Médio e Alto Solimões, estado do Amazonas. O aplicativo, desenvolvido pelo projeto Ciência Cidadã para a Amazônia, permite o registro de atividades de pesca, com a criação de listas. O foco do trabalho são 20 espécies de peixes, escolhidas pela importância econômica e pelo tipo de migração que realizam. 



7 de maio de 2018    

Cientistas se unem a comunidades em rede de pesquisa colaborativa

Thadeu Melo,  Iquitos. Perú

 

O aplicativo de monitoramento de peixes foi testado pela primeira vez no Encontro de Parceiros do Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia em Iquitos, Peru. O uso do aplicativo será implementado em uma série de sites piloto em toda a bacia amazônica.    

 

 



3 de maio de 2017

 

Ciência cidadã: novo aplicativo estudará peixes amazônicos em tempo real [Artigo disponível em espanhol]

 Por Yvette Sierra Praeli

 

O projeto reuniu 34 organizações para lançar um aplicativo com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o estado da conservação de espécies de peixes essenciais para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico da região.

 



22 de novembro de 2017

 

Reunião sobre o Desenho do App de Monitoramento de Peixes

[Artigo disponível em espanhol]

 

Na reunião, os participantes discutiram sobre o desenho do aplicativo em que os pescadores (profissionais e não profissionais) poderão registrar observações sobre a pesca.

 



25 de setembro de 2017

 

Reunião Técnica sobre Ciência Cidadã e Monitoramento de Água

[Artigo disponível em espanhol]

Por WCS

 

Após dois dias intensos e produtivos, os 30 participantes de 16 organizações, com diferentes especialidades e experiências, discutiram entusiasticamente sobre a ciência cidadã e as soluções de monitoramento da água para ajudar a aprender mais sobre as migrações de peixes e os fatores ambientais que os influenciam, envolvendo comunidades locais, o público em geral, tomadores de decisão e cientistas.



7 de julho de 2017    

 

Novo projeto de conservação do Amazonas se apresenta no Simpósio do Instituto Mamirauá    

Instituto Mamirauá

 

O Instituto Mamirauá organizou o XIV Simpósio sobre Conservação e Gestão Participativa no Amazonas. Durante três dias, o evento reuniu a 211 participantes para assistir às 80 exposições de investigação científica, através de apresentações orais de posters, assim como cinco conferências e minicursos. O último dia, Mamirauá e WCS lançou o Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia    

 



09 de maio de 2017

 

Primeira reunião dos parceiros do Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia [Artigo disponível em espanhol]

Por WCS

 

A primeira reunião de parceiros do Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia aconteceu em Lima em abril de 2017 e reuniu 35 organizações. O evento foi uma oportunidade para aprender sobre participação cidadã na construção do conhecimento científico e estabelecer as bases para um projeto colaborativo entre cientistas e cidadãos da Amazônia.

 

 



26 de novembro de 2016    

 

AWI realiza pesquisa para para Iniciativa Ciência Cidadã    

Por WCS

 

No marco da Iniciativa das Águas da Amazônia, a WCS está pesquisando projetos existentes de ciência cidadã e monitoramento participativo na Bacia Amazônica.

Estamos interessados em aprender e compartilhar sua experiência. A WCS atualmente está coletando informações sobre projetos que utilizam técnicas científicas e contam com colaboração de não cientistas na região amazônica. 

Estamos particularmente interessados em uma abordagem holística centrada nas águas, nas zonas húmidas e na biodiversidade, que se baseia na gestão integrada da bacia hidrográfica. A ciência do cidadão é considerada uma parte crítica desta estrutura …    

 

 + Ler mais