Pescador de Tefé testando o aplicativo Ictio. (c) Vanessa Eyng / Instituto Mamirauá
Pescador de Tefé testando o aplicativo Ictio. (c) Vanessa Eyng / Instituto Mamirauá

Ictio é uma aplicação e banco de dados sobre peixes migratórios amazônicos construída através da colaboração entre populações locais e indígenas, pescadores individuais, grupos de manejo, associações e cientistas.

 

Desenvolvido pelo Laboratório de Ornitologia Cornell em colaboração com a Wildlife Conservation Society e parceiros do projeto, o banco de dados e o aplicativo gratuito para dispositivos móveis que permitem registrar e compartilhar informações sobre peixes.


Procuramos entender como funcionam as migrações de peixes na bacia amazônica e quais fatores ambientais influenciam essas migrações.

 

A abordagem da ciência cidadã permite abordar as lacunas de informação para a conservação na Amazônia, reduzir drasticamente o custo de coleta dessas informações e capacitar os cidadãos como guardiões dos ecossistemas aquáticos.

 

+ MAIS INFORMAÇOES: www.ictio.org   CONTATO: ictio@cornell.edu

Ictio permite registrar:

  • Espécie
  • Número de individuos
  • Peso (kg) / Peso total
  • Localizaçao
  • Preço de venta
  • Data
  • Fotografias

 

Ferramentas:

Os usuários podem visualizar e compartilhar seus dados, bem como rastrear as espécies que capturam ao longo do tempo. Com esta informação gerada em escala, buscaremos aprofundar nossa compreensão dos padrões de migração de peixes prioritários na Amazônia.

Ictio app  o aplicativo está disponível gratuitamente no Google Play para dispositivos Android (versão 5.0) e não requer conexão com a Internet para funcionar. Os usuários poderão ver e compartilhar seus dados, bem como rastrear as espécies que capturam ao longo do tempo.

 

Ferramenta de upload de dados: além do aplicativo Ictio, você pode fazer upload de dados para o Ictio.org usando a ferramenta de upload de dados disponível nesta página da web.

  

Acesso aos dados: um conjunto básico de dados estará disponível online trimestralmente em ictio.org. Os parceiros do projeto terá acesso ao seu banco de dados ampliado e os observadores terão acesso a seus dados completos. Visite Ictio.org para saber mais.